POLÍCIA MILITAR EM OPERAÇÃO CONJUNTA NO RAMAL DO PELÉ RESULTA EM PRISÕES E APREENSÕES

Noticias Notícias Locais Polícia Polícia Militar Segurança Pública

Na manhã deste sábado (12), foi deflagrada a “OPERAÇÃO USURPARE” em conjunto com as forças da Polícia Militar do Acre (2ª Cia / Plácido de Castro, 3ª Cia / Acrelândia, 1º Pelotão destacado da 2ª Cia / Vila Campinas, COE/BOPE, Polícia Ambiental), Polícia Federal, Ibama, Ministério Público e Incra, com o objetivo de combater a ocupação ilegal de terras públicas da União no Ramal do Pelé, localizado na região de Acrelândia-Acre. A operação, visa proteger áreas de preservação permanente e coibir a exploração ilegal de recursos naturais.

Durante a operação, seis pessoas foram presas em flagrante pela COE/BOPE e Polícia Ambiental, suspeitas de envolvimento na invasão e exploração ilegal da terra, sendo alguns dos envolvidos suspeitos de integrar a Liga dos Camponeses Pobres – LCP. Além disso, a Polícia Militar de Plácido de Castro e Acrelândia, apreenderam 7 motocicletas e Polícia Federal apreenderam 2 motocicletas, utilizadas pelos envolvidos, duas armas de fogo, que estavam em posse dos detidos, além de facões e foices.

As motocicletas eram usadas para facilitar o acesso e o transporte dentro da área invadida, enquanto as armas indicam o potencial para atividades criminosas associadas à ocupação ilegal. A PM de Vila Campinas fechou o Ramal para identificação dos circulantes, o que diminuiu o fluxo de veículos que até então é rota de desvio do Posto Fiscal da Tucandeira.

Destaca que durante o avanço de mata atrás dos invasores, um integrante do INCRA passou mal e teve atendimento médico por Policial Militar com formação em enfermagem e APH tático.

A operação faz parte de uma série de medidas implementadas pelas autoridades para combater o desmatamento, a ocupação irregular de terras públicas protegidas por lei como assentamentos do INCRA e desmantelamento das atividades ilegais na região. O Ramal do Pelé, por sua vez, tem sido alvo de frequentes denúncias sobre invasões na Delegacia local, o que motivou a intensificação da fiscalização na região.

As forças de segurança destacaram que novas operações serão realizadas de forma sistemática para garantir a proteção das reservas florestais e o respeito às propriedades legais, além de assegurar a preservação ambiental e a ordem pública. As ações integradas entre os órgãos envolvidos são fundamentais para reforçar o combate à criminalidade na região, evitando a degradação do meio ambiente e a ocupação ilegal de terras.

De acordo com a Polícia Militar, a instituição tem intensificado suas ações de combate aos crimes ambientais na região, alinhando-se à missão de preservar o meio ambiente e manter a ordem nas áreas rurais. “A ocupação irregular dessas áreas ameaça diretamente o equilíbrio ecológico e o modo de vida sustentável previsto no PAE Porto Dias. A presença da PMAC nesta operação é uma resposta clara de que as forças de segurança estão vigilantes e atuantes para coibir essas práticas”, destacou o coronel PM Kleison Albuquerque, diretor Operacional da PMAC.

Os presos foram conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Rio Branco para os procedimentos cabíveis e estão à disposição da Justiça.

A Polícia Militar reiterara a importância da colaboração da população na denúncia de práticas ilegais, que comprometem não apenas o patrimônio público, mas também a sustentabilidade ambiental da região e podem ser feitas através do telefone “190” ou do WhatsApp (68) 9.9927-6746.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *