A iniciativa é de autoria do promotor de Justiça Vanderlei Batista Cerqueira, que respondia pela Promotoria de Acrelândia na concepção do projeto. Inicialmente, foram instaladas 9 câmeras que transmitem imagens em tempo real, e um drone foi adquirido para uso em operações ostensivas. O equipamento foi obtido por meio de uma parceria com o Poder Judiciário, que destinou recursos do fundo de penas pecuniárias. Além disso, a execução do projeto conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Energisa.
Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, destacou os benefícios do monitoramento para a comunidade, auxiliando na prevenção de delitos e na eficácia das investigações penais. Ele ressaltou que os esforços conjuntos para implementar o projeto estão em consonância com o que determina a Constituição Federal sobre a responsabilidade compartilhada pela segurança pública.
“A Constituição Federal estabelece a segurança pública como responsabilidade de toda a sociedade. Portanto, vejo essa cerimônia como um chamado à conscientização sobre essa causa tão crucial para todos nós. O projeto que está sendo inaugurado possui algo muito importante, que é a conjunção de esforços, fundamental para que uma sociedade possa evoluir em todos os seus aspectos. Certamente, com essa gama de informações que serão obtidas através das imagens, podem-se definir estratégias de atuação no enfrentamento à criminalidade. Parabenizo o Dr. Vanderlei por essa excelente iniciativa e tenho certeza de que o Dr. Daisson dará continuidade a ela com todo o seu comprometimento e dedicação. Agradeço a todos que cooperaram para esse grande projeto”, disse.
Vanderlei Cerqueira enfatizou a relevância do projeto devido à localização de Acrelândia, que a torna rota para crimes específicos, como o furto de veículos. Ele explicou que a iniciativa visa não apenas prevenir esses crimes, mas também facilitar a investigação de ocorrências. “Diante dessa realidade, percebeu-se a necessidade de adotar medidas adicionais para contribuir com a segurança. Foi então que surgiu a ideia deste projeto. O objetivo é abranger os pontos principais da cidade, não apenas para prevenir crimes, mas também para facilitar a apuração das ocorrências”, afirmou o promotor, atualmente titular da Promotoria de Capixaba.
Representando o TJAC, o juiz de Direito Caique Cirano elogiou o projeto por estimular parcerias entre órgãos, resultando em ações eficazes para a sociedade. “Se uma iniciativa como essa for replicada para outros municípios, representará um ganho imenso para a sociedade. Em nome do Poder Judiciário, afirmo que estaremos sempre dispostos a esse diálogo interinstitucional, que é fundamental”, ressaltou.
O comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca, também enfatizou a relevância do projeto. “Com medidas como estas, estamos transformando o ambiente em algo mais hostil para aqueles que decidirem cometer crimes. Devemos adotar medidas que possam dificultar ações criminosas”, afirmou.
Também estiveram presentes o promotor de Justiça titular da Promotoria de Acrelândia, Daisson Gomes Teles, que reforçou a intenção da unidade ministerial para a continuidade e expansão do projeto, além do secretário da Casa Civil do Município, Kássio Botelho, o presidente da Câmara de Vereadores, Rozeno Melo, o comandante da PMAC em Acrelândia, capitão Abel Apolinário, o delegado de Polícia Civil, Dione dos Anjos Lucas, além de membros da Associação de Empresários do Município.
Na oportunidade, as autoridades presentes fizeram uma visita ao Centro Integrado de Segurança Pública de Acrelândia, que recebe as imagens em tempo real das câmeras, as quais funcionam em tempo integral. “O município está de parabéns, pois essa iniciativa certamente contribuirá para a redução da criminalidade. Estamos aqui para dar continuidade a este projeto fantástico, que certamente não se limitará apenas a Acrelândia”, destacou Daisson Gomes Teles.
Texto: Hudson Castelo
Fotos: Deyvisson Gomes
Agência de Notícias do MPAC